20 de jan. de 2012


Você sabe quando foi realizada a última limpeza e desinfecção bacteriológica da sua caixa d’água?


A água captada pelas companhias de abastecimento nos rios, represas, barragens... Chega até nossas torneiras para lavarmos a louça, roupa, para nosso banho e consumo, e por uma necessidade técnica, armazenamento e precaução em épocas de seca, utilizamos reservatórios d’água que podem ser de fibrocimento, polietileno, inox, fibra de vidro.... A recomendação  é que esses reservatórios sejam limpos e desinfetados a cada seis meses, o que nem sempre é seguido , essa periodicidade é recomendada para evitar que o seu reservatório fique como o das fotos abaixo, pois  devido a grande quantidade de insolúveis usados no tratamento da água esses vão se depositando no fundo da caixa d’água, então a limpeza torna-se necessária para manter a qualidade da água e evitar doenças como:
Caixa d'água de residência com dois

 anos sem limpeza.


* Amebíase
* Giardíase
* Gastroenterite
* Febres tifóide e paratifóide
* Hepatite infecciosa
* Cólera



Para realizar a limpeza da caixa d’água na sua residência, condomínio, empresa, procure contratar uma empresa especializada e qualificada, não é recomendado que você mesmo, ou o vizinho “quebra-galho”, o zelador ou outro funcionário do condomínio faça essa atividade, pois é um trabalho que requer qualificação e conhecimento técnico, envolve riscos.


Saída d'água durante limpeza de 
reservatório de uma empresa.
Os riscos vão desde o trabalho em altura, alta úmidade, utilização produtos químicos na limpeza interna, que em grande maioria dos casos  são considerados espaços confinados (locais de pouca ventilação, que pode conter e reter gases tóxicos), portanto sempre exija a documentação da empresa contratada e do Responsável Técnico (Biólogo ou Engenheiro Químico), utilização pelos funcionários de EPi´s (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas e botas de borracha, e que trabalhem no mínimo em dupla.

Lembre-se na hora de contratar uma empresa para realizar os serviços de limpeza e desinfecção de sua caixas d'água ou reservatório, escolha uma empresa habilitada, qualificada e garanta assim a qualidade da sua água, sua saúde agradece.


Até breve!

* Tem alguma dúvida, sugestão de pauta ou quer enviar seu texto para ser publicado aqui? Entre em contato conosco via deptecnico@fitolog.com.br!

5 de jan. de 2012

Curiosidades sobre ratos e baratas


• Ratos são responsáveis pela perda de 30% da produção nacional de grãos e 4% da produção mundial;

• Suíça mantém 0,5 rato per capita, EUA 2 ratos per capita, enquanto o Brasil, nos grandes centros urbanos, existem 15 ratos/habitante (sendo 8 a média nacional);

São Paulo tem 22% dos imóveis infestados por ratos (2007) - provavelmente Porto Alegre deve ter índice semelhante;

• 30% dos incêndios em instalações industriais e comerciais de causas não definidas, são atribuídas à roedores.


Em estudo realizado pela PHC FOCO Análise Setorial que avaliou o setor de controle de pragas, ouviu-se cerca de 1200 moradores de condomínios, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para estes moradores, uma das pragas que mais infestou prédios nos últimos 12 meses foram os ratos – apontados como os mais freqüentes em 53% dos casos. 

O hantavírus (vírus letal transmitido pelos ratos) pode ser propagado, simplesmente pelo caminhar do indivíduo sobre superfície de poeira, através da inalação desta. A febre hemorrágica é o pior tipo da doença causada pelo vírus, provoca hemorragia pelos poros, olhos e liquefaz os órgãos internos com altíssimo grau de mortalidade. Portanto, tome cuidado e mantenha sua casa limpa e organizada para que se torne difícil a instalação de roedores por lá!

Elas estão de olho na sua  comida!
• Para cada barata que se vê a luz do dia, existem em média 50 escondidas, pois passam até 75% do seu tempo abrigadas em seus esconderijos (e aí, aposto que você pensou agora quando matou a última barata na sua casa... achou que tinha resolvido o problema né?)


Até breve!



Fontes consultadas
Terra notícias, http://ambientes.ambientebrasil.com.br, Wikipedia, FEPRAG, APRAG.