29 de mar. de 2012

Moscas domésticas


A mosca-doméstica (Musca domestica) é um dos insetos mais comuns que existe. Ela pode pousar em alimentos, contaminando-o com bactérias, e tem sido, durante muito tempo, responsável por inúmeras propagações de doenças.


Porém, a sua larva é muito útil na medicina legal e na pesca. O estado de desenvolvimento da larva pode ajudar na determinação do tempo decorrido desde a morte de uma pessoa, por exemplo. Uma vez que a larva só se alimenta de carne morta e alimentos podres, surgiram experiências, em ambiente controlado, para introduzir a larva em feridas, eliminando a carne putrefacta, evitando a gangrena.


Hábito
Existem muitas espécies de moscas e comentaremos sobre a mosca doméstica (Musca domestica), que é a espécie mais presente em áreas urbanas.
Seu ciclo de vida varia de 25 a 30 dias. Alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. A mosca lança uma substância sobre o alimento para poder ingerí-lo, pois não consegue colocar nada sólido para dentro do organismo, somente matéria na forma líquida ou pastosa. É ativa durante o dia e repousa à noite. Preferencialmente, pousam sob superfícies estreitas e longas (fios elétricos, galhos de árvores, rachaduras de paredes, etc.).
Os locais por elas visitados apresentam manchas escuras, produzidas pelo depósito de suas fezes, e manchas claras, provocadas pelo lançamento de saliva sobre o alimento, para que depois possa ser sugado.

Curiosidades
Uma mosca doméstica vive cerca de três a oito semanas. 

Mosca doméstica

Nesse meio tempo, ela produz de 400 a mil ovos. 

Toda essa fertilidade faz com que uma fêmea possa ter seu número de descendentes, enquanto viva, escrito com treze dígitos (ou seja, cerca de um quatrilhão de parentes, entre filhos, netos e bisnetos). 


Além de ter famílias muito grandes, a mosca também é muito suja para alguém do seu tamanho.
Um único espécime pode carregar consigo aproximadamente 1.250 milhões de bactérias!!!

Importantes medidas preventivas para o controle de moscas da espécie MOSCA DOMÉSTICA:

  • Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
  • Recolher restos de alimentos, em recipientes adequados;
  • Limpar diariamente os locais de refeição e preparo de alimentos;
  • Não jogar lixo a céu aberto;
  • Instalar ternas nas janelas e portas;
  • Desobstruir valas que retenham resíduos orgânicos que sirvam de atrativo para a proliferação.


Até breve!

Tem alguma dúvida, sugestão de pauta ou quer enviar seu texto para ser publicado aqui? 

Entre em contato conosco via deptecnico@fitolog.com.br!


Nenhum comentário:

Postar um comentário